segunda-feira, 20 de junho de 2011

Estados

Já deves ter reparado que não me tem dado para escrever....Não tenho vindo cá..ou melhor, tenho cuscado os cantos de outros, mas não faço crescer o meu.
Acho que adoptei aquela máxima do "quem quer saber de mim, liga-me, ou aparece por cá...".
Mas (já o escrevi e é bem verdade) escrever estrutura-nos a cabeça...faz pensar, ajuda a encaixar as coisas...a digerir acontecimentos recentes...felizmente alegrias!
Finalmente sinto-me num estado que acho nunca me tinha sentido antes....
Posso dizer "à boca cheia" que estou como quero!!!
Feliz? Sim, mas em busca de mais!
Orgulhoso? Muito! Sei o que tenho e como o consegui!
Lamechas? Menos! Mas, provavelmente, uma "mazela" que ficará...
Sociável? Quando me apetece! Outra novidade na minha forma de ser e estar!
Alegre? Sim, quando estou junto dos meus 3!
Agradecido? Claro que sim! À minha familia mais chegada, aos meus amigos! Sabe bem ter um JC que nos vê lá em cima e outro JC que trata de nós cá em baixo...Ambos fazem-me mesmo bem ;-)
Lutar? Sim, pelo que EU acredito!
Desafios? Venham eles! Mesmo se não os ganhar a todos, pelo menos "vou a jogo", tento, arrisco, sou diferente!
Mimos? Adoro! Dar e receber!
Momentos? Guardo apenas os melhores! Os outros vão nas marés!

E prontus...hoje estou assim! :D

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Vozinha

Hoje a minha avózínha faz 96 anos! Sim leste bem...96 aninhos.
Mas não foram uns 96 anos quaisquer...Não foram 96 anos de tédio...
Foram sim 96 de trabalho, de "bola prá frente", entre educação dos 3 filhos, carinho a 6 netos e mimos a 11 bisnetos...
O exemplo que retiro da minha avó é que, efectivamente, o cerebro é algo que se exercita e vive mais quem mais o usou em deterimento de viver uma vida de ócio e sedentarismo...quem quer/necessita/gosta de trabalhar e de ajudar a familia e os outros.
A mim faz-me pensar....as coisas que ela fazia (acredito que ainda tenha vontade de fazer, mas 96 são 96...).
Lembro-me ainda muito novo de muitas coisas que agora adulto reconheço eram obra...
A minha avó andava nas vindimas, fazia comida como poucos, ia às compras com um daqueles carrinhos de mão de um lado, e comigo na outra na maioria desta actividades...
Posso dizer que a considero uma "mulher de armas"...A realidade de há 80 anos era bem diferente da de hoje em dia...e nem sempre pensamos nisso quando interagimos com ela...
Esta minha avó sempre foi uma querida para os filhos dos seus filhos, apesar de eu acreditar que a coisa não deve ter sido fácil para o meu pai e os meus tios...a necessidade de trabalhar todo o dia pode ter potenciado a necessidade de algum autoritarismo que por vezes ela ainda demonstra como caracteristica inerente e consequencia da sua vida.
A minha avó orgulha-se de nunca ter batido num neto (excepto uma única história em que ripostou de uma tentativa de um dos netos...mas que tem mais importancia porque foi a única vez...).
Por isso hoje vamos jantar com ela. Temos de aproveitar estes momentos...o prazer que ela vai ter em ver os meus filhos vai ser bem superior á que eles lhe vão demonstrar...será sem querer, mas as crianças são assim...Já os adultos vamos ter outras reacções, muito mais de valorização e carinho...mas qual será a melhor sensação? Eu acho que é a minha avó a ver os bisnetos...mas isto sou eu a dizer...
Um excelente dia de anos Vózinhha, vêmo-nos mais logo!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Consequências

Anteontem foi dia de reflexão...Ontem foi dia de decisões!
Mas porque é que tem de existir este dia?
Uma decisão importante não se toma de um dia para o outro...mesmo quando temos dúvidas...
Dúvidas, situações, realidades, cenas....não temos todos?
Não estou obviamente a falar do acto eleitoral que irei fazer daqui a pouco...
Estou a falar da vida....das decisões a que todos estamos sujeitos ou sujeitamos...às decisões, às indefinições, às consequências....
Tudo o que fazemos, as decisões que tomamos, o efeito que temos em outros, na nossa vida, tem consequências...existem repercussões....é mesmo assim! Habitua-te!
Mas nem tudo é máu...esperar decisões e consequências também pode ser bom....assumir desafios, desejar os 100%, mesmo quando ainda não os temos...
Desafios? Sim!
Consequências? Venham elas!
Boas ou menos boas? Eu só quero as boas....sinto que as mereço...
mas no final....não queremos sempre todos as boas?
Há no entanto que lutar, ir a jogo, preparar para a "guerra" e.....sim, fazermos das nossas próprias consequências a realidade pretendida!
Se é fácil? Hummm talvez não!....mas afinal que valor dás às coisas fáceis?

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mais aplicável era impossível...

"Quando eu nascer para a semana ó mana
quando eu nascer para a semana
hei-de ouvir o teu parecer
hás-de me dizer
se é cada coisa para seu lado
ou se isto anda tudo ligado"

By: Sergio Godinho

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Dia da Criança

Hoje é o dia da Criança!
A mim parece-me que comemoramos mais hoje do que quando eu era efectivamente criança....modernices...
Eu nunca vou deixar de ser criança!
E, será que quero deixar de o ser?
Não terei sempre a necessidade de ser criança, para conseguir usufruir das coisas mais belas que tenho?....as minhas crianças!
Pois é! Para conseguirmos brincar com crianças, para as entender, para interagirmos, para fazermos "parte do jogo" deles....é mesmo fazermos um esforço para sermos o mais crianças possível.
Saber os nomes dos desenhos animados, o nome dos super heróis, das bonecas fashion....
Beyblade Metal Fusion (a cantar...Bayblade, Bayblade Let it Rip), os cromos dos Invizimals (OMG o que será um Invizimal...), obviamente as Barbies e as Hello Kities...no caso das meninas a coisa triplica...dada a diversidade de brinquedos e brincadeiras que as meninas têm...
Saber jogar PS3 e voltar a lembrar os nomes do Egas e Becas junto do Ferrão e do Poupas...passando pels Heidi de vez em quando...
Mas mesmo os jogos mais simples ficam....a memória, os puzzles, etc
Pais e amigos, por favor não caiam no erro de dar vales da FNAC ou mesmo dinheiro....as crianças gostam de abrir o embrulho!!! E vão sempre gostar de ter uma coisa nova no quarto!
Eu ando a dizer muitas vezes que: "Eles dão mais importãncia aos 10 minutos com eles, do que ás 3 horas de "orientação" das coisas cá de casa..."Mas é mesmo verdade!!!
Eu acho simplesmente fenomenal e confesso que não me custa nada voltar a ser criança! Dá-me prazer, gozo, liberta-me, conseguindo mesmo jogar e acalmar, ajuda a retirar o stress do dia....
No outro dia pegava e brincava com uma "amiguinha" minha e alguém dizia:-É pá, tu deves ter filhos...
Pois é! É uma questão de experiência...ou será apenas esforço para saber o que lhes vai na alma, o que eles querem, necessitam...não deveria ser esse o papel dos adultos e amigos? Ensinar, educar, ajudar, mas fazendo passar a mensagem conforme a idade e capacidade do "receptor"...
A forma como fazemos passar a nossa ideia tem mesmo de ser adaptada à criança!
Se, quando fazemos apresentações a Clientes, adaptamos o nosso discurso ao seu perfil, no caso das crianças o esforço para as entender deveria ser ainda maior, desta forma garantimos que o seu crescimento é o mais saudável possível e, como bem sabes, uma criança feliz torna-nos o coração tão cheio......e as consequências em nós são tão boas!!!
Feliz dia da Criança para todos!

Ah, e Parabéns ao meu grande amigo Rafa que tão importante tem sido para mim e ainda ao Rupa e à Carlota (que não me lêem mas levam uma nota daqui também!).