quarta-feira, 8 de junho de 2011

Vozinha

Hoje a minha avózínha faz 96 anos! Sim leste bem...96 aninhos.
Mas não foram uns 96 anos quaisquer...Não foram 96 anos de tédio...
Foram sim 96 de trabalho, de "bola prá frente", entre educação dos 3 filhos, carinho a 6 netos e mimos a 11 bisnetos...
O exemplo que retiro da minha avó é que, efectivamente, o cerebro é algo que se exercita e vive mais quem mais o usou em deterimento de viver uma vida de ócio e sedentarismo...quem quer/necessita/gosta de trabalhar e de ajudar a familia e os outros.
A mim faz-me pensar....as coisas que ela fazia (acredito que ainda tenha vontade de fazer, mas 96 são 96...).
Lembro-me ainda muito novo de muitas coisas que agora adulto reconheço eram obra...
A minha avó andava nas vindimas, fazia comida como poucos, ia às compras com um daqueles carrinhos de mão de um lado, e comigo na outra na maioria desta actividades...
Posso dizer que a considero uma "mulher de armas"...A realidade de há 80 anos era bem diferente da de hoje em dia...e nem sempre pensamos nisso quando interagimos com ela...
Esta minha avó sempre foi uma querida para os filhos dos seus filhos, apesar de eu acreditar que a coisa não deve ter sido fácil para o meu pai e os meus tios...a necessidade de trabalhar todo o dia pode ter potenciado a necessidade de algum autoritarismo que por vezes ela ainda demonstra como caracteristica inerente e consequencia da sua vida.
A minha avó orgulha-se de nunca ter batido num neto (excepto uma única história em que ripostou de uma tentativa de um dos netos...mas que tem mais importancia porque foi a única vez...).
Por isso hoje vamos jantar com ela. Temos de aproveitar estes momentos...o prazer que ela vai ter em ver os meus filhos vai ser bem superior á que eles lhe vão demonstrar...será sem querer, mas as crianças são assim...Já os adultos vamos ter outras reacções, muito mais de valorização e carinho...mas qual será a melhor sensação? Eu acho que é a minha avó a ver os bisnetos...mas isto sou eu a dizer...
Um excelente dia de anos Vózinhha, vêmo-nos mais logo!

0 Brain Opinions: