quinta-feira, 25 de junho de 2009

Kéres mudar o Mundo? Prova-o!

Gostavas de poder ser Banco? ...emprestar a quem efectivamente necessita, e depois receber de volta o empréstimo, sabendo que ajudámos um empreendedor, depois voltar a emprestar esse dinheiro a outro, e a outro, e a outro.... É este o conceito do "Micro Crédito" e também deste site!

Hoje fui surpreendido pelo conceito do KIVA. Nem fazia ideia que existia...

O Kiva é basicamente um site onde alguns empreendedores (se é que lhes pode chamar isso, dada a dimensão e as realidades), de países dos quais não faço ideia onde são..., vêm pedir um pequeno empréstimo (sim empréstimo, mas sem um Banco no meio, sem terem de dar como garantia a mãe ou os filhos...) a pessoas individuais (tu e eu...).

Objectivo final: lutar contra a pobreza global extrema!!!
Podemos emprestar uma pequena parte do dinheiro de que empreendedor que escolheres necessita, sendo que depois deverás ser reembolsado. Com o reembolso, podes ajudar outro, e outro e outro...sempre com o mesmo investimento.

O valor mínimo é de apenas 25$ (puxa já jantei por mais do que isso...muitas vezes...são 3 almoços normais...se não comprar pastilhas...).

O Impacto: Uma pessoa, uma familia, uma comunidade, que quer fazer alguma coisa pela sua terra ou quer produzir alguma coisa, consegue criar (ou pelo menos tentar) auto-sustento...

Eu já decidi, vou emprestar!!!(só não digo que já o fiz porque o site deves está em baixo...) e tu, que dizes que gostavas de mudar o mundo, vais emprestar?
Não estou a falar de dar "esmolas" aos pobres e não fazer ideia se ele vai comprar droga ou realmente comprar comida para os 4 filhos...

Estou a falar de um pedido de "Quero trabalhar, tenho vontade de fazer isto, apenas necessito do "empurrão" inicial. Aqui no nosso País vivemos com menos que 1$ por dia..."

Fica a dica.

1 Brain Opinions:

the big fox disse...

nunca acreditei nesas coisas, Salvador houve só um á 2000 anos.
ha certamente muita gente perto de ti que necessita de ajuda, temos é de estar dipostos a olhar e ver.