quarta-feira, 27 de abril de 2011

8

Era um furacão! Sim, era!
Mas era amiga dos seus amigos e amigas...e de que forma...profunda, sincera, sem rodeios, frontal, energética, unificadora, "toque a reunir".
Assisti a momentos inesquecíveis, preocupação efectiva, divertimento natural...
"Brincava" com algumas pessoas de uma forma tão assertiva e efectiva como provavelmente nunca mais ninguém o conseguirá fazer...eu vi, assisti...estava lá!!! Destruia montanhas...derretia o gelo e..."levantava poeira"...Mesmo!
Fez ontem 8 anos.
8 anos e apenas um comentário.
8 anos e não vi, nem estive com ninguém.
Acabei de passar no local e....tivémos de o comentar...de recordar...de avivar momentos, recordações, memórias e.....a tragédia que ocorreu nessa noite de há 8 anos.
8 anos volvidos e estou tão diferente...
8 anos volvidos e estamos tão mudados...
Porra pá, já fez 8 anos! Dizes tu...pois..eu também o disse...
Será que algum de nós fica indiferente, cada vez que passa naquela curva?
Eu opto por engolir em seco...E tu? E tu? Ou mesmo tu?
O que aprendemos? O que ensinamos?
Não dá para esquecer! Mas acho que efectivamente eu não o quero fazer....porque as boas recordações são sempre melhores do que as menos boas...muito melhores!
Tivémos de falar por 5 minutos e (quase) apenas de coisas boas....de todos...os envolvidos, directa ou indirectamente...das cenas dela.
Fez ontem 8 anos...

segunda-feira, 11 de abril de 2011

As reacções

Este fim-de-semana fui confrontado com realidades, pensamentos e reacções, no mínimo curiosos.
Ontem, antes de ir à festa de comemoração dos 2 anos da J, fui a um velório...
Um velório do pai de uma antiga "menina" dos escuteiros, um amor, uma pérola.
Ela perdeu o irmão em Outubro e esta semana o pai foi-se em 5 minutos...sem aviso....sem razão aparente....o coração "simplesmente" deixou de funcionar.
Ora, a frieza e maturidade com que ela contou meticulosamente e lidou com esta situação fez-me pensar mesmo em perspectiva...."puxa, esta miúda, com esta idade, tem uma força interior, uma fé e um amor que eu nuca terei relativamente a estas coisas....".
Chegou a casa, de manhã cedo, depois de ter ido trabalhar, e tinha o pai no quarto, o Sr. da funerária na cozinha....teve a "despedir-se" dele, chorou, levantou a cabeça e, assustadoramente para mim, reagiu em 2 dias mais do que provavelmente eu o faria em 2 meses!
Esta força interior, sustentabilidade aparente e capacidade de reacção relativamente a assuntos a que eu inconscientemente "fujo" é no mínimo enriquecedor e ensina...
Nesta sociedade actual em que eu e tu vivemos, somos muitas vezes mais confrontados com atitudes frias, mesquinhas e muitas vezes invejosas, do que com atitudes mais humanas, reais e "quentes". Deve ser mais fácil...
"...Onde houver dúvida, que eu leve a fé; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado...." é o que me vem à cabeça...
Mas também outras reacções este fds...voltei a sentir que os meus grupos de amigos se lembram deste seu amigo, telefonemas, jantares, cenas....preocupações sinceras de afecto...reacções naturais e de amigo para comigo....enchem-me o ego, fazem-me sentir bem.
Voltando à festa da J....a melhor parte para mim foi obviamente ver os meus 3 a correrem para o meu colo, com aquele brilho de amor nos seus olhos, sem que ninguém lhes tivesse de dizer "vá, vai dar um beijinho ao papá, que chegou agora", foi natural, genuíno, verdadeiro....Estas reacções não têm preço!
Mas houve outras...outras reacções que observei...umas boas, outras nem por isso...
Adoro estes encontros! Mesmo. A minha teoria é de que, como (quase) todos nos regemos pelos mesmos "principios e leis" a nossa forma de interpretar as conversas é muito mais verdadeira, mesmo que em grande parte apenas estejamos a falar de trivialidades e a saber uns dos outros...
"Como estás? O que tens feito? Estás assim...".
Tenho uma teoria, que vivo na prática à uns meses, as reacções genuínas e verdadeiras sabem tão melhor do que aquelas dos olhares enviesados e com segundas intenções ou "alvos"...estas foram as não tão boas, as indirectas...ainda que eu acredite serem de preocupação e afecto...mas foram...

terça-feira, 5 de abril de 2011

Que grande fim-de-semana...

Este fim-de-semana foi mais um Transportugal!
3º ao seguido que vou! Começo a ficar mesmo fan da coisa...
Grande trilhos de TT na nossa fabulosa Serra da Estrela, Jipe com comportamento exemplar (apesar da dureza), bom tempo, excelente companhia, a melhor música a bombar muito alta (Rock obviamente) e temos um fim-de-semana para não esquecer tão depressa!
Fica com o video de brincadeira que fiz das minhas fotos...